Como realizar o teste de velocidade?

O teste de velocidade da internet, tal como os benchmarks de PC, devem ser realizados sem interferências externas para não influenciar os resultados. Por exemplo, executar o teste enquanto se assiste a um vídeo no YouTube ou se faz um download pode prejudicar o resultado. Quanto menor a interferência, mais preciso será o resultado. 

E isso não se aplica apenas à máquina que executa o teste. Smartphones, tablets, Smart TVs e qualquer outro equipamento podem “roubar” largura de banda durante o teste de velocidade. Com estas precauções tomadas, basta executar o teste. Por padrão, o teste já escolhe automaticamente o melhor servidor disponível para a sua região. Então, basta clicar em “Iniciar teste”, aguardar alguns minutos e observar os resultados.

Teste de Velocidade de Download

Na parte superior direita da tela, podemos ver a velocidade de download, indicada em “Baixar”. Tecnicamente, essa é a velocidade que você contratou com a operadora, medida em Mbps. Ou seja, se você tem um plano de 25 Mbps, é esperado que esse número apareça ali, com uma margem de erro, é claro.

Entretanto, essa velocidade contratada não representa necessariamente a velocidade com que você consegue baixar arquivos da internet. Isso acontece porque 1 MB/s equivale a 8 Mbps. Para obter a velocidade de download em MB/s, basta dividir a velocidade contratada por 8, já que 1 Byte equivale a 8 bits.

Teste de Velocidade de Upload

Na parte inferior da página, encontramos a velocidade de upload. Esta é a velocidade na qual você envia dados para a internet. Quando você anexa um arquivo a um e-mail ou carrega um vídeo no Youtube, essa é a velocidade que o arquivo é enviado para a internet.

Mas por que a velocidade de upload é menor do que a velocidade de download? Na verdade, isso depende muito do plano e da operadora. Planos mais antigos normalmente trabalham com uma proporção de 10:1. Isso significa que se você contratar um plano de 10 Mbps, sua velocidade de upload será de 1 Mbps.

Essa proporção acontece porque as operadoras observaram que os usuários típicos usam muito mais download do que upload. No entanto, isso não se aplica a todos os planos, como é o caso de muitos planos com fibra.

Como comparar o meu plano de internet utilizando o velocímetro da IM Informática

Neste ponto, é importante recordar que a operadora estabelece parâmetros mínimos de qualidade. Por exemplo, deve oferecer um mínimo de banda contratada, algo em torno de 40%. Se estiver abaixo desse valor, é hora de entrar em contato com a operadora.

No entanto, é fundamental verificar se a infraestrutura utilizada não apresenta problemas. Por exemplo, um notebook muito afastado do router pode apresentar resultados abaixo do esperado. Ou mesmo o uso de um cabo defeituoso, no caso dos desktops.

Em alguns casos, é importante verificar se o equipamento utilizado suporta a velocidade contratada. Um desktop antigo com uma placa de rede de 100 Mbps ficará limitado a essa velocidade, mesmo que se contrate um plano de 200 Mbps. Nesse caso, é necessário trocar o equipamento.

Teste de Latência e Ping

Popularmente conhecido como “ping”, a latência é o tempo que os dados demoram para chegar ao destino. Quando digitamos algo no Google, por exemplo, esses dados demoram um certo tempo para chegar aos servidores da empresa. Esse atraso é muito pequeno e é medido em milissegundos (1 milésimo de segundo, ou 0,001 segundo).

Um bom parâmetro para a latência é um valor abaixo de 50 ms de média. Se a latência ficar muito acima desse valor no teste de velocidade de internet, é necessário investigar o motivo. Pode ser tanto um problema na rede local como uma falha da operadora em fornecer o plano contratado. Um ponto importante a lembrar é que alguns modelos de notebooks têm uma antena Wi-Fi mais antiga, o que resulta em uma latência maior do que uma rede por cabo.

Como identificar a minha operadora de internet, o IP e o sistema operacional com o nosso teste de velocidade?

Do lado esquerdo do resultado do speed test temos informações importantes:

  1. Operadora: é o nome da empresa contratada para fornecer o serviço de internet, como MEO, NOS e Vodafone.
  2. Tipo de conexão: é a forma como o equipamento se conecta ao router/modem.
  3. IPv4: é o endereço do seu router/modem na rede, como um número de telefone para o seu dispositivo.
  4. IPv6: é uma evolução do IPv4 que permite um número maior de endereços.
  5. ASN: é a política de roteamento de dados utilizada pela operadora.
  6. Sistema: indica o navegador usado (Firefox, Chrome, etc.), bem como sua versão e o sistema operacional utilizado (Linux, MacOS ou Windows).

Segurança com seus dados pessoais

O Velocímetro da IM Informática não guarda nenhum dos dados utilizados no teste, e nem os compartilha com alguma empresa.

O Velocímetro da IM Informática é uma parceria com a nPerf.