Atualmente, o mercado de smartphones tem uma oferta tão vasta que, por vezes, torna-se difícil escolher o modelo que mais responde às necessidades dos utilizadores.
Preparámos um conjunto de dicas que deves seguir na altura de comprar um modelo novo. Utiliza estes 7 pontos para fazeres a tua lista de smartphones que preenchem os requisitos necessários para serem o teu próximo companheiro high-tech.
1. Orçamento
O primeiro ponto a necessitar de reflexão é o orçamento. Quanto podes e/ou tens disponível para gastar num novo modelo? Há muita oferta e, consequentemente, muitos preços que podem ser amigos (ou não ) da tua carteira.
Tem uma informação em conta. Geralmente, o segmento premium de smartphones tem preços a começar nos 600 euros, sendo que a gama média situa-se na faixa até aos 600 euros. Define o teu valor ideal e a partir daí, segue a restante lista.
2. Tamanho
Qual é o tamanho ideal para o teu próximo smartphone? Se quiseres algo que seja fácil de transportar e que se arrume em qualquer bolso das calças, equaciona um modelo compacto.
Mas se preferes um ecrã maior com mais área de visualização, terás de estudar os modelos Plus disponíveis no mercado. Em resumo, escolhe o tamanho que seja mais confortável para ser utilizado e transportado diariamente.
3. Processador
Procura um smartphone que tenha um bom processador. Este é o “cérebro” do terminal que está responsável por todo o software e aplicações incluídas. Um bom processador fornece-te um desempenho rápido e fluido, além de ser eficiente a nível energético para não drenar a autonomia do modelo.
Consulta no mundo Web, os testes disponíveis e avalia qual o processador mais indicado para ti: Qualcomm, MediaTek, Bionic, enfim são várias as opções disponíveis.
4. Câmara
A câmara dos smartphones é um dos recursos mais utilizados nos dias de hoje. Opta por um dispositivo que tenha uma boa câmara para teres vídeos e fotos com qualidade.
Tem atenção a resolução dos sensores, mas também funcionalidades como estabilização ótica de imagem e zoom ótico – este último habitualmente presente nos sensores telefoto incluídos.
5. Autonomia
A autonomia de bateria é um dos principais pontos a ter em conta. Se costumas ter dias muito movimentados com poucas oportunidades para recarregar a bateria do teu smartphone, deves optar por um modelo que te garanta um dia inteiro sem necessitar de ser ligado à eletricidade.
O ideal é um equipamento com uma bateria robusta e, preferencialmente, com um suporte de carregamento rápido célere para carregar em pouco mais de 20 a 30 minutos.
6. Capacidade de armazenamento
Avalia a capacidade de armazenamento do smartphone, garantindo que tens espaço suficiente para todas as aplicações, fotos, documentos, vídeos e outros conteúdos semelhantes. Podes também optar por adquirir um modelo que tenha entrada para cartões de memória, de forma a expandir ainda mais a capacidade de armazenamento.
7. Ler reviews
Quando conseguires encontrar dois ou três modelos que preencham os pontos acima indicados, passa para a última fase do processo de seleção: ler reviews dos equipamentos selecionados.
Escolhe fontes credíveis que possam oferecer uma avaliação pormenorizada e imparcial dos pontos fracos e fortes de cada modelo.