Uma falha informática, relacionada com um problema de atualização, está a afetar bancos, companhias aéreas, hospitais, telecomunicações e comboios. A Microsoft garante estar a trabalhar para resolver os constrangimentos a nível mundial “o mais rápido possível”
Uma falha informática está a afetar vários setores a nível mundial, como hospitais, empresas, bancos, companhias aéreas e meios de comunicação, esta sexta-feira.
O Hospital Amadora-Sintra é a única unidade de saúde em Portugal que, até às 10:00 de hoje, registou problemas devido à falha informática mundial da Microsoft, disse uma fonte do Ministério da Saúde à Lusa.
Nos aeroportos portugueses, o embarque de passageiros da KLM e da Ryanair está a ser feito manualmente, provocando muitos atrasos. A informação foi avançada à SIC pela ANA – Aeroportos de Portugal, a empresa que gere os aeroportos nacionais.
“O sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente”, garantiu a ANA. A empresa também afirmou que o impacto da falha informática está a ser avaliado e pede aos passageiros que se informem sobre o estado do voo antes de se deslocarem para o aeroporto.
Há também relatos de falhas no banco Santander Portugal. A operadora de telecomunicações MEO informou à SIC que não apresentava constrangimentos.
Segundo a BBC, esta falha está associada à Microsoft, que confirmou os constrangimentos e garantiu estar a trabalhar para resolvê-los junto dos clientes Azure e CrowdStrike.
“Reconhecemos o impacto que isso pode ter sobre os clientes e estamos a trabalhar para restaurar os serviços o mais rápido possível“. Relativamente ao problema com o CrowdStrike, a Microsoft explicou que há um “problema que está a afetar os dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros“.
“Antecipamos que a resolução está próxima“, afirmou a Microsoft.
Até à resolução, os problemas continuam. No Reino Unido, a estação televisiva SkyNews, parceira da SIC, não conseguiu emitir em direto durante algumas horas.
A unidade de nuvem da Microsoft, Azure, afirmou hoje estar ciente do problema que está a afetar as máquinas virtuais que executam o sistema operativo Windows e que o programa CrowdStrike Falcon fica bloqueado no “estado de reinicialização”.
A Azure está a investigar possíveis opções que os clientes podem adotar para mitigar o problema, aparentemente causado por uma atualização de um sistema de cibersegurança da CrowdStrike Falcon que afetou o sistema operativo da Microsoft.
A Microsoft disse hoje estar a tomar “medidas de mitigação” após uma falha informática ter afetado muitas empresas, incluindo companhias aéreas em todo o mundo.
De acordo com o Downdetector, um site que monitoriza interrupções, desde a noite passada foram registados picos repentinos de incidentes em vários sites que utilizam aplicações da Microsoft. Os problemas começaram nos Estados Unidos, onde todos os voos de várias companhias aéreas foram suspensos, e espalharam-se por várias partes do mundo.
O aeroporto de Berlim, na Alemanha, esteve fechado ao tráfego aéreo, mas reabriu parcialmente por volta das 10:00 (hora de Portugal). Segundo o jornal Welt, na cidade de Hamburgo, as chegadas e partidas de quatro companhias aéreas (Eurowings, Ryanair, Vueling e Turkish Airlines) foram interrompidas.
A rede ferroviária no Reino Unido também está a sofrer perturbações, de acordo com as empresas, que apontam para problemas técnicos. Os aeroportos de Schiphol, em Amesterdão, e de Praga, estão com problemas no funcionamento.
Hong Kong, Japão, Índia e Singapura também reportaram falhas no tráfego aéreo. No continente africano, países como o Quénia e a África do Sul também registaram falhas informáticas.
Na Austrália, foi referida uma interrupção técnica de grande escala que afetou várias empresas, segundo o gabinete coordenador nacional de cibersegurança.
A Microsoft Azure, plataforma para gestão de aplicações e serviços, confirmou os problemas e está a investigar e a trabalhar na sua resolução.
Esta interrupção do software ligado aos sistemas Microsoft está a causar alterações nos sistemas da Aena e nos aeroportos da rede em Espanha, que já alertaram para atrasos. Na região central dos Estados Unidos, na quinta-feira à noite, a companhia aérea de baixo custo Frontier Airlines comunicou o cancelamento de vários voos e a suspensão temporária das operações devido a problemas de reserva, check-in e acesso ao cartão de embarque.
No entanto, há algumas horas, a companhia aérea anunciou na rede social X que os seus sistemas estavam a normalizar gradualmente e que estavam em processo de retoma das operações de voo.
As companhias aéreas norte-americanas United, Delta e American Airlines anunciaram a suspensão dos voos.
No estado do Alasca, as linhas de emergência 911 (112 em Portugal) não estão a funcionar.
As companhias aéreas Ryanair e Air France anunciaram que estão a enfrentar constrangimentos. A KLM suspendeu grande parte das operações, conforme comunicado.
Sistemas de saúde afetados
Na Alemanha, o Hospital Universitário de Schleswig-Holstein cancelou as cirurgias marcadas para hoje em Luebeck e Kiel, informou o hospital em comunicado. O atendimento aos utentes e o serviço de urgência continuam garantidos.
No Reino Unido, várias pessoas estão a ter dificuldades em agendar consultas e exames no NHS (equivalente ao SNS em Portugal).