Se o notebook desliga sozinho após alguns minutos de repente, isso pode ser um sinal de que alguma parte do equipamento não está a funcionar bem. É comum que o problema ocorra no dispositivo, principalmente quando aquece ou quando um jogo pesado está em execução na placa gráfica. Além disso, o mau uso da bateria e da fonte também podem fazer o computador desligar mesmo ligado a tomada.
Para ajudar, preparamos algumas possíveis causas para o desligamento repentino do notebook e como resolver o problema. As dicas funcionam em modelos de várias marcas, como Acer, Dell, Samsung e HP, por exemplo. Porém, é importante destacar que caso nenhuma das opções abaixo funcionem, o ideal é procurar assistência técnica para o seu notebook.
1. Bateria viciada e fonte com defeito
A causa mais comum desse problema é o mau funcionamento da bateria e da fonte do notebook. Com o tempo, a bateria pode ficar viciada fazendo com que a carga do equipamento acabe rapidamente ou, até mesmo deixar de funcionar. Nesse caso, o defeito exige que o notebook esteja sempre ligado à tomada.
Por isso, vale a pena verificar se o problema continua ao trocar a bateria e a fonte por outras do mesmo modelo. Se não for possível realizar esse teste, verifique se o cabo está com defeito e se a bateria ainda está dentro da sua vida útil ou com algum mau contato. Se ela estiver viciada, alguns segundos de mau funcionamento já serão suficientes para desligar o notebook.
2. Display com problema
Outra situação bastante comum está relacionada com o ecrã do dispositivo. Em alguns casos, o utilizador pode ter a impressão de que o notebook desliga sozinho de repente, porém, se o display estiver com erros de funcionamento é possível que o ecrã esteja apenas ficando preto enquanto o dispositivo ainda continua ligado.
Para confirmar se esse é o problema que ocorre no seu notebook, verifique se as luzes ainda permanecem acesas. Normalmente, o botão de Power fica com uma luz ativa enquanto está ligado. Também é possível ouvir o barulho da ventoinha para realizar o teste. Se perceber que o notebook realiza uma dessas ações, é bastante provável que o problema seja no display.
3. Disco rígido com mau funcionamento
Apesar de não ser frequente, o disco rígido (HD) também pode ser uma das causas do desligamento do computador. Um dos motivos pode ser a falta de espaço interno. Quando o armazenamento começa a ficar cheio (de modo geral, em torno de 80% de uso), o notebook pode apresentar sinais de lentidão, e em alguns casos desligando sozinho.
Além disso, problemas físicos no disco rígido, como sujidade, partes partidas e outros defeitos, também podem contribuir para o desligamento repentino do dispositivo. Portanto, vale a pena verificar como está o funcionamento do disco rígido para saber se é a causa desse problema.
4. Aquecimento
Algumas peças de um computador como o processador, placa mãe e placa gráfica, por serem muito exigidas no dia a dia, podem começar a aquecer depois de certo tempo de uso. Para evitar que esses componentes se queimem, o desligamento acaba sendo usado como uma medida preventiva. Isso costuma ocorrer em momentos de alta exigência do computador, como jogos e filmes pesados.
Excesso de pó no dispositivo e usar o notebook em locais que obstruem as saídas de ar como edredons e almofadas, por exemplo, podem agravar ainda mais essa situação. Por isso, é muito importante verificar se o sistema de refrigeração do equipamento funciona corretamente. Procurar um suporte com cooler para o notebook pode ser uma ótima alternativa para esse problema.
5. Envie para um técnico
Por fim, caso não consiga identificar qual é a real causa para o desligamento repentino do notebook com as dicas acima, o recomendado é levar a um técnico especializado, de preferência da própria marca do equipamento. Dessa forma, será possível realizar um diagnóstico mais preciso para resolver o problema.