Se está prestes a comprar um computador novo, poderá estar indeciso entre um notebook ou um fixo. Um computador fixo fornece uma maior potência a um preço mais baixo, mas um notebook oferece um desempenho semelhante num porte muito mais pequeno. Se valoriza a portabilidade acima de tudo, um notebook é a única escolha lógica. Contudo, fora deste cenário, é fácil argumentar que os fixos são um produto significativamente melhor em geral.
Aqui estão 8 motivos pelas quais um computador fixo é melhor do que um notebook.
1 – Pode construir o seu próprio computador fixo
Os notebooks são agora vendidos numa grande variedade de configurações. A maioria dos fabricantes fornece uma grande variedade de opções em termos de processador, RAM, e disco. Ao mesmo tempo, continua a escolher a partir de uma lista específica fornecida pelo fabricante.
Ao optar por uma torre, pode literalmente construí-la como quiser. Isto proporciona um nível de escolha muito mais elevado e permite-lhe conceber um computador adaptado às suas necessidades específicas.
2 – Os notebooks são geralmente mais caros
A diferença de preços é particularmente notória nos computadores topo de gama, onde um fixo pode facilmente ser metade do preço de um notebook comparável.
Isto é obviamente importante se estiver com um orçamento limitado. Se estiver a pagar significativamente mais pelas mesmas especificações, a diferença de preço pode facilmente ser gasta em componentes ou periféricos mais potentes.
3 – Os notebooks são mais difíceis de reparar
Os notebooks podem também revelar-se problemáticos quando é necessário fazer uma reparação. Quando um componente individual se estraga, esse componente precisa obviamente de ser substituído. Num computador fixo, isto é algo que pode ser conseguido com o mínimo de conhecimentos técnicos.
Num notebook, abrir o dispositivo sem estragar nada pode ser um desafio, e os componentes individuais nem sempre podem ser substituídos.
4 – Um computador fixo é mais fácil de atualizar
Os notebooks são muito convenientes quando se pretende transportá-los de um lugar para o outro, mas são o oposto quando se pretende uma atualização. Se quiser atualizar o seu computador fixo, é simplesmente uma questão de abrir a torre e adicionar um componente. Alguns destes são mesmo concebidos de tal forma que já há espaço disponível.
Num notebook, é tudo “embalado”. Isto leva a restrições significativas sobre o que se pode atualizar. Também torna realmente difícil a instalação de qualquer coisa.
5 – Os computadores fixos são mais potentes
O poder é uma razão óbvia para comprar uma máquina de trabalho. Embora os notebooks sejam cada vez mais potentes, há um limite para o que pode ser alcançado quando cada componente tem de caber num dispositivo tão pequeno. O desempenho de topo de gama só se encontra em computadores fixos. E se quiser um notebook com especificações semelhantes às de um fixo, pode esperar pagar significativamente mais por um desempenho idêntico.
Vale a pena notar que a importância do poder depende muito daquilo que pretende fazer com um computador. Se quiser apenas navegar na web, ver vídeos, e fazer processamento de texto, os computadores fixos não oferecem quase nenhuma vantagem.
6 – Notebooks produzem mais barulho
Os computadores fixos variam muito em termos de emissão de ruído. Mas se quiser comprar um computador que seja completamente silencioso independentemente dos programas que estiver a executar, não são difíceis de encontrar. Isto porque uma torre tem espaço suficiente para instalar tantas ventoinhas quantas forem necessárias para manter as coisas frescas sem adicionar ruído.
As ventoinhas instaladas nos notebooks são escolhidas principalmente pelo seu tamanho. Isto faz com que muitos se tornem barulhentos quando executam aplicações mais pesadas.
7 – Um computador fixo é mais difícil de roubar
Os notebooks são ideais para serem levados de um lado para o outro, mas são também populares entre os ladrões pela mesma razão. Os computadores fixos são muitas vezes difíceis de transportar e, portanto, são mais difíceis de roubar.
O roubo de notebooks é um problema potencial. Vale a pena notar que pode comprar aloquetes para evitar o roubo de notebooks, mas muitos destes acessórios reduzem a portabilidade e a conveniência.
8 – Computadores fixos oferecem mais portas
Os fixos têm uma grande variedade de portas, o que lhe permite ligar tantos periféricos quantos desejar. Se uma porta específica não estiver disponível, também poderá ser possível adicionar uma. Os notebooks não oferecem este nível de flexibilidade. Devido a restrições de espaço, há um limite para quantas portas podem ser instaladas. E isto pode revelar-se problemático quando se pretende adicionar novos periféricos.