No momento, você está visualizando PS VR2: Já pode comprar o headset de realidade virtual

PS VR2: Já pode comprar o headset de realidade virtual

A partir de hoje já pode comprar o headset de realidade virtual PS VR2 por 599,99 euros. E se precisar, o stock de PlayStation 5 já normalizou.

A Sony marca o dia como um “recomeço” da nova geração, comemorando também “oficialmente” o fim da falta de consolas PS5 no mercado, devido à crise dos semicondutores gerado pela pandemia. A PlayStation Portugal garante dessa forma unidades suficientes nas lojas para satisfazer a procura e ainda o novo headset de realidade virtual, acompanhado de dezenas de títulos no seu catálogo.

Com o lançamento da PlayStation 5 não houve planos para revitalizar o primeiro headset da fabricante e era necessário um adaptador especial para se conseguir ligá-lo na nova consola. Era possível usufruir do catálogo de jogos da PS4 em modo retrocompatibilidade, mas sem acrescentar nada à experiência geral.

Agora a Sony olha para esta nova geração do seu headset com planos de remexer as águas desta indústria, introduzindo no seu sistema tecnologias como ecrãs OLED com resolução 4K por cada olho, sistema de Eye Tracking utilizado nos jogos e ainda as sensações hápticas do DualSense agora no próprio headset.

E os novos comandos substituem os velhinhos Move, com novas possibilidades de experiências. Os comandos oferecem sensações hápticas, gatilhos com força adaptativa e ainda a novidade do chamado “finger touch detection” que tenta simular os movimentos dos dedos, tais como premir botões ou agarrar em objetos. O comando tem três sensores de giroscópio e outros três de acelerómetro, assim como LED de infravermelhos para obter o tracking de posicionamento.

E se antes era preciso um “curso de engenharia” para ligar todos os cabos, caixa de processamento externa e webcam, tudo isso foi trocado por um simples cabo USB-C, que alimenta e transfere os dados entre a PS5 e o headset.

Jogos para experimentar no lançamento

Apesar de não ser retrocompatível com os jogos do primeiro headset, alguns dos jogos que foram lançados anteriormente têm atualizações gratuitas para quem os adquiriu anteriormente. Um formato semelhante à transição da PS4 e PS5 que as editoras abraçaram. Por outro lado, se comprou jogos como o Gran Turismo 7 ou o No Man’s Sky, os jogos têm novas atualizações para oferecer uma experiência em realidade virtual.

Na janela de lançamento do headset, que começa hoje, a Sony tem previsto o lançamento de cerca de 30 títulos, sendo a maioria adaptações de jogos do primeiro PS VR e do Meta Quest, ficando a promessa de um catálogo composto por mais de 100 títulos ao longo dos próximos meses.

O principal jogo de lançamento é Horizon: Call of the Mountain, uma aventura na primeira pessoa inspirado na série da Guerrilla Games, que coloca os jogadores num futuro apocalíptico em que poderosos animais mecânicos dominam o planeta e o que resta da população vive dispersa em tribos. 

O jogo foi criado para mostrar a riqueza e imersão das paisagens e interagir de perto com as perigosas criaturas mecanizadas que os fãs reconhecem dos títulos originais. E se gosta de jogos de condução, o famoso simulador Gran Turismo 7 pode ser agora jogado em formato de realidade virtual, com maior imersão na condução, através de uma atualização gratuita.

Outros títulos que marcam o lançamento do headset são o Kayak VR, que simula com eficácia os movimentos dos remos de um caiaque; em Cave Digger 2 assume a picareta de um mineiro para encontrar riquezas nos túneis, mas há insetos à espreita; em Zombieland Headshot Fever vai ter de sobreviver a um apocalipse zombie, acompanhado pelas personagens conhecidas dos dois filmes.

Em Moss vai controlar um rato com uma espada numa fábula encantada e em Demeo vai participar em jogos de tabuleiro que simula a experiência real, a partir de uma cave dos anos 1980. O catálogo inicial contém ainda jogos de estratégia como Townsman VR, em que terá de ajudar os aldeões a construir as suas casinhas numa ilha.

Song in the Smoke é um jogo de sobrevivência, sendo necessário raspar pedras para fazer fogo, comer e beber para manter a vitalidade, entre outras atividades. Em Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge é mais um revisitar do universo criado por George Lucas. Mais uma vez terá de explorar e falar com personagens na primeira pessoa, demonstrando a possibilidade de interação com o cenário.

O headset PS VR2 já está disponível nas lojas por 599,99 euros. A versão de bundle com o jogo Horizon: Call of the Mountain custa 649,99 euros.

Deixe um comentário