O WhatsApp é uma das apps de mensagens mais populares e amplamente usadas, disponível em muitos sistemas operacionais, incluindo Android e iOS. No entanto, haverá agora uma mudança, pois mais um lote de smartphones Android perderá o suporte ao WhatsApp.
A equipa de programadores da Meta está empenhada em melhorar o WhatsApp, adicionando novas funcionalidades e capacidades. No entanto, isso tem um custo para os utilizadores, uma vez que algumas versões da aplicação deixam de ser suportadas periodicamente, o que pode afetar a sua utilização.
A mais recente versão de testes do WhatsApp para Android apresenta uma novidade que pode não agradar a todos: a versão mínima do Android suportada pela app será alterada em breve. Ao que tudo indica, a versão mínima será o Android 5.0.
” Esta atualização também fornece mais informações sobre a compatibilidade com sistemas operativos antigos, pois parece não ser mais compatível com versões do Android inferiores à 5.0.
O WhatsApp encerra o suporte para versões mais antigas do Android para garantir que a app possa aproveitar os recursos de segurança mais recentes e fornecer a melhor experiência do utilizador, além de permitir que os programadores se concentrem em novos recursos para a maioria dos utilizadores em versões mais recentes do sistema operativo.”
De acordo com uma explicação não oficial, a mudança na versão mínima do Android suportada pelo WhatsApp parece estar relacionada com os planos da empresa para melhorar o aplicativo no futuro próximo. Ao utilizar versões mais recentes do sistema operacional, será possível oferecer mais recursos e proteção contra vulnerabilidades.
O WhatsApp está a testar uma nova versão que suporta apenas dispositivos com Android 5.0 ou superior, deixando de dar suporte ao Jelly Bean e KitKat. É importante salientar que essa é uma versão de teste e a mudança pode demorar um tempo para ser implementada. A mudança permitirá que o WhatsApp tenha acesso a mais funcionalidades do sistema operativo.
Além disso, a nova versão traz uma nova interface de teclado, com a barra de seleção do tipo de teclado movida de baixo para cima e a possibilidade de remoção da barra de acesso às várias categorias de emojis.
No entanto, o impacto da mudança da versão mínima do Android parece ser moderado, uma vez que as últimas versões têm uma presença mínima no mercado, sendo que o KitKat está presente em apenas 0,6% dos dispositivos ativos.