A partir das 13 horas, a loja da Apple e os operadores de telecomunicações começam a aceitar pré-reservas do iPhone 16. Quais são as diferenças entre os modelos e qual deve escolher?
Depois do anúncio da nova família de iPhones 16 na última segunda-feira, hoje começam as pré-encomendas dos equipamentos. O registo de interesse abre às 13h00, mas os iPhones só chegarão aos utilizadores a 20 de setembro.
Tal como nos anos anteriores, a Apple apresenta quatro modelos de iPhone 16, cada um com diferentes tamanhos de ecrã e opções de armazenamento, o que resulta também em preços diferentes. O modelo mais barato custa 989 euros, enquanto o mais caro, o iPhone 16 Pro Max, chega aos 1.999 euros. São mais de 1.000 euros para separar o modelo base da versão topo de gama.
Com essas diferenças de preço, surgem sempre dúvidas sobre qual o modelo a escolher e quais as funcionalidades que diferenciam as várias versões. Antes de mais, é importante perceber que a Apple divide os quatro modelos em duas categorias: a versão padrão e a versão Pro. As funcionalidades são semelhantes dentro de cada categoria, sendo as principais diferenças o tamanho do ecrã e a autonomia.
iPhone 16 ou iPhone 16 Plus? A diferença está no tamanho
Se considerarmos as duas versões de entrada, o modelo standard e o Plus têm um ecrã Super Retina XDR de 6,1 e 6,7 polegadas, respetivamente. Por ser maior, o Plus oferece também uma bateria com maior autonomia, permitindo até 27 horas de reprodução de vídeo, contra as 22 horas do modelo padrão.
No resto, ambas as versões têm as mesmas funcionalidades, incluindo os cinco núcleos disponíveis (azul, verde, rosa, branco e preto), o novo processador A18 com Apple Intelligence, e as câmaras com sensor principal de 48 MP Fusion e ultra grande angular de 12 deputados. Ambos suportam carregamento por USB-C e possuem o botão de Controle de Câmera.
Os preços destas duas versões de entrada são semelhantes aos dos modelos do ano passado. Com a mesma configuração de armazenamento de 128 GB, o iPhone 16 standard custa 989 euros e o Plus custa 1.139 euros, uma diferença de 150 euros. Se escolher versões com mais armazenamento, o modelo standard de 512 GB custa 1.369 euros, enquanto o Plus custa 1.519 euros.
Os topos de gama do iPhone 16 Pro e Pro Max
Se você estiver disposto a investir mais, os modelos Pro são as versões mais avançadas (e mais caras), com várias funcionalidades melhoradas em relação aos modelos padrão, como o processador A18 Pro, telas maiores, câmaras cinematográficas profissionais com suporte a Dolby Vision até 4K a 120 FPS, maior autonomia e mais opções de armazenamento interno.
A gama Pro oferece ainda quatro cores exclusivas com acabamento em titânio: dourado, cinza, prata e preto. São também os únicos modelos com sistema de scanner LiDAR.
Comparando o iPhone 16 Pro com o iPhone 16 Pro Max, a principal diferença está no tamanho do ecrã: o Pro tem um Super Retina XDR de 6,3 polegadas, enquanto o Pro Max tem 6,9 polegadas, o maior de toda a família . O Pro Max também tem uma resolução maior (2868×1320 contra 2622×1206 do Pro). Tal como nos modelos standard, há uma diferença na capacidade da bateria: o Pro oferece até 27 horas de reprodução de vídeo, enquanto o Pro Max pode durar até 33 horas.
Quanto aos preços, o iPhone 16 Pro começa nos 1.249 euros com 128 GB de armazenamento. Já o modelo mais barato do Pro Max custa 1.499 euros, mas oferece o dobro do armazenamento mínimo (256 GB). A diferença entre o Pro e o Pro Max, considerando a mesma capacidade de armazenamento, é de apenas 120 euros, mas o Pro Max oferece um ecrã maior e mais autonomia.
Comparando os modelos standard e Pro, há uma diferença de 260 euros para as configurações base. Entre o Plus e o Pro Max, a diferença é de 360 euros, mas há também uma variação no armazenamento entre as versões de entrada (128 GB para 256 GB).
Agora é fazer as contas e decidir qual o melhor modelo para o seu caso, atendendo às suas necessidades e preferências.
As pré-encomendas podem ser feitas no site da Apple, mas as operadoras também estão preparadas para aceitar encomendas a partir das 13h00. Na MEO, os pagamentos a prestações começam nos 24,30 euros por mês; na NOS, começou nos 32,50 euros mensais; A Vodafone também venderá o iPhone 16, mas ainda não tem campanhas de prestações anunciadas.