A Samsung continua a ser considerada a maior fabricante de smartphones a nível global, mas segundo uma lista publicada pela Scientiamobile, são os equipamentos da Apple que estão na lista dos mais utilizados. Ao todo, a gigante tecnológica conta com 17 modelos de iPhone na lista, somando 31,02% da quota de modelos utilizados mundialmente, como refere um relatório do terceiro trimestre de 2022.
E qual o seu modelo mais utilizado? Com mais de três anos no mercado é o iPhone 11, contabilizando 5,53% a nível global. A analista diz que apenas os modelos mais baratos da Samsung, Motorola e Xiaomi são as exceções do domínio da Apple, mas só conseguem entrar no Top 10 em mercados como a América do Sul e África. A lista dos 17 equipamentos da Apple incluem os mais recentes iPhone 13 e 12, mas prolongam-se até aos modelos de sétima e oitava geração.
Só então surgem os modelos da Samsung, com o Galaxy A21s como o mais popular e o A32. O Redmi Note 8 é o mais popular da Xiaomi e o Moto G20 é o modelo da Motorola que também é listado.
Apesar da popularidade do iPhone, relativamente a sistemas operativos, o Android continua a dominar, com 66% equipados globalmente. O mais popular é o Android 11, com 18,28%, mas o Android 12 tem vindo a ganhar adoção e já contabiliza com 17,22%. Já o iOS tem 34% da quota, sendo a mais recente versão 15.6 o mais utilizado com 13,19%.
Relativamente ao mercado de smartphones com ecrã dobrável, que começaram a surgir no mercado em 2019, o modelo mais popular é o Galaxy Z Flip3 5G da Samsung, com quase metade dos equipamentos utilizados a nível mundial (47%). A Samsung acaba mesmo por dominar este mercado com oito modelos no topo e com 97% de quota, sendo que o Galaxy Z Fold3 5G surge em segundo com 32% de adoção.
No entanto, segundo os dados da Scientiamobile, no final do terceiro trimestre de 2022, apenas 0,36% dos smartphones no mercado têm ecrãs dobráveis, uma margem muito pequena face ao restante mercado.