Você está visualizando atualmente iPhone: iOS 17 trará função que “recria” a sua voz

iPhone: iOS 17 trará função que “recria” a sua voz

A Apple revelou pouco no WWDC 2023 sobre o iOS 17, pois estavam focados em apresentar os Apple Vision Pro. No entanto, após o lançamento da versão beta, estão surgindo muitas novidades. Hoje vamos compartilhar mais uma: Voz pessoal. Você sabe para que serve? Vamos explicar.

No mês passado, a Apple revelou incríveis recursos de acessibilidade chamados “Personal Voice” (Voz pessoal) e “Live Speech” (Fala em tempo real). Essas ferramentas permitem que qualquer pessoa crie e armazene com segurança uma réplica de sua voz e a utilize por meio de texto no iPhone (ou iPad). Com o lançamento da versão beta do iOS 17, esse recurso agora está disponível. Portanto, vamos ensinar como configurar a Voz pessoal no iPhone.

Para que serve a funcionalidade Voz pessoal?

Algumas pessoas, devido a várias razões, como a esclerose lateral amiotrófica, podem perder a capacidade de falar. A Apple tem implementado várias ferramentas para transformar o iPhone em um auxiliar de qualidade para esses casos e muitos outros de incapacidades.

O recurso Voz pessoal permite que os usuários gravem cerca de 15 minutos de frases para criar uma réplica de sua própria voz dentro do banco de dados. Posteriormente, por meio de ferramentas de comunicação, como o Face ID, a voz da pessoa é usada para “falar” o que está sendo digitado, tornando a ação de falar mais pessoal e menos “robótica”.

Surpreendentemente, com o Voz pessoal, os usuários podem gravar sua voz em cerca de uma hora, em comparação com as semanas que normalmente levaria, sem mencionar que os serviços tradicionais de banco de voz são caros. Com o Voz pessoal no iPhone, o usuário precisa ler uma série de frases aleatórias. A ferramenta requer um total de 15 minutos de gravação da fala – a Apple observa que pode levar “cerca de uma hora” para concluir todo o processo.

A melhor parte é que essa tarefa pode ser realizada gradualmente, sendo possível parar e retomar o progresso quando for conveniente. É importante ressaltar que essa ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa, não apenas por aqueles com dificuldades. Na verdade, pode ser útil para gravar nossa voz enquanto temos todas as habilidades vocais intactas. Se um dia, daqui a alguns anos, tivermos o azar de não conseguir articular a fala, nossa voz estará preservada.

Como configurar a Voz pessoal no iPhone com iOS 17

  1. No seu iPhone a correr o iOS 17 beta, abra a aplicação Definições;
  2. Deslize para baixo e toque em Acessibilidade;
  3. Deslize para baixo novamente, em Fala, escolha Voz pessoal;
  4. Toque em Criar uma voz pessoal;
  5. Certifique-se de seguir as instruções como gravar num local silencioso. Segure o iPhone “cerca de 15 cm da boca” e fale naturalmente;
  6. Se quiser pode fazer a configuração aos poucos, voltando à ferramenta.

Além de iniciar o processo de criação da Voz pessoal, o usuário tem a opção de compartilhá-la em seus dispositivos Apple e permitir que aplicativos de terceiros utilizem essa voz pessoal.

Para começar, o usuário deve atribuir um nome à sua gravação de voz. Em seguida, inicia-se a tarefa de ler em voz alta o texto.

Observação: embora os menus já estejam traduzidos, atualmente não é possível gravar as frases em português. Espera-se que em futuras versões beta ou mesmo no lançamento final, a Apple já tenha tudo disponível em português de Portugal.

Após iniciar a gravação, o processo avançará automaticamente de uma frase para a próxima.

A qualquer momento, toque em OK no canto superior esquerdo para salvar o seu progresso e retornar posteriormente. Você também pode tocar na seta para voltar e retomar uma frase anterior.

Após configurar a Voz pessoal, você pode ativar o recurso de Fala em tempo real em Configurações > Acessibilidade com um atalho de clique triplo.

Dessa forma, a Apple está criando uma base de dados da sua voz para articular as frases, mesmo quando a fala não for mais possível.

Deixe um comentário