Há muito tempo que vários rumores falam sobre o lançamento de uma Nintendo Switch Pro, mas parece que a marca pode ter outros planos que vão desiludir muitos gamers.
A mais recente notícia sobre esta consola dá conta de que a Nintendo terá cancelado o seu desenvolvimento e cancelamento por temer a reação do mercado.
Muitos foram já os rumores a avançar detalhes sobre uma possível Nintendo Switch Pro. E apesar de existirem indícios de que a consola efetivamente existe, desde há algum tempo que não há novidades sobre o equipamento.
Agora, John Linneman, do podcast Digital Foundry Direct Weekly, avança que este modelo terá sido cancelado pela Nintendo “das minhas conversas com vários programadores, costumava haver algum tipo de plano de atualização do Switch a médio prazo. Mas parece que tal não está a acontecer. Portanto, está claro que o que quer que eles (referindo-se à Nintendo) estejam a planear, será um hardware de última geração”.
Por outras palavras, Linneman acredita que a Nintendo não irá lançar um modelo Pro, mas poderá avançar com uma atualização do hardware. Mas a mesma fonte acredita que nada de novo irá acontecer em 2023.
John Linneman não avança com mais pormenores sobre esta possível atualização, mas especula sobre a razão da Nintendo Switch Pro ter sido cancelada.
Na opinião desta conhecida personalidade do mundo gaming, a Nintendo não quer avançar com um modelo Pro por temer que este seja um fiasco de vendas, à semelhança do que aconteceu com o Gamecube e com a Wii U.
Por outro lado, a Nintendo Switch continua a registar uma boa posição no mercado. O último relatório divulgado dava conta de que, a 3 de dezembro de 2022, as vendas globais da Nintendo Switch ultrapassaram os 118,2 milhões de unidades.
Este número é especialmente bom, se tivermos em conta que a PlayStation 4 da Sony vendeu 117,03 milhões. Mas nem tudo corre bem. Em agosto deste ano, a Nintendo divulgou o seu relatório financeiro referente ao primeiro trimestre do ano. Este mostrava que a marca registou uma queda ano a ano de 4,7% e uma redução nos seus lucros de 15,1% face ao ano anterior.
Com estes dados na mão, a Nintendo parece ter optado por dar mais tempo de mercado à consola Switch e evitar investimento num novo modelo que podia não justificar os gastos, além de não contribuir para uma situação financeira mais favorável.