Muitas pessoas têm enfrentado um problema muito comum quando verificam a velocidade da sua internet. O problema é que, por vezes, aparece uma velocidade inferior àquela que foi contratada, e nem sempre o erro está na operadora. Nesta matéria, vamos abordar algumas possíveis razões que podem estar a limitar o seu acesso à internet, bem como apresentar algumas soluções para resolver o problema.
Antes de tudo, é importante entender que, para ter mais de 100 Mb de internet, é necessário ter a disponibilidade da tecnologia Gigabit. Alguns computadores têm apenas placas de rede que suportam tecnologia Fast, com capacidade de até 100/100 Mbps. Portanto, mesmo que você contrate uma internet acima de 100 Mb, o seu computador só será capaz de fornecer 100 Mb, impossibilitando o aproveitamento total da velocidade contratada, como no caso de ter contratado 500 Mb, por exemplo.
Para verificar a velocidade que a sua placa de rede está a disponibilizar, siga estes passos simples:
Na área de trabalho, localize o ícone de internet localizado na parte inferior direita da tela;
Clique em Definições de rede e internet;
Na janela que abrir, clique na opção: Definições avançadas de rede;
Na próxima tela, selecione Ethernet. Aqui você pode verificar a velocidade da conexão. Na imagem abaixo, por exemplo, minha conexão está marcando 100 (Mbps)
Dessa forma, é possível identificar se a sua placa de rede suporta a tecnologia Gigabit ou apenas Fast Ethernet, que tem velocidades limitadas a 100/100 Mbps. Caso a sua placa não suporte Gigabit, não adianta contratar uma conexão com velocidade superior a 100 Mbps, pois a placa não conseguirá entregar essa velocidade máxima. Além disso, se a velocidade da conexão estiver abaixo do contratado, pode ser necessário entrar em contato com a operadora para solucionar o problema.
Para verificar a velocidade máxima suportada pela placa de rede, clique em Mais opções de adaptador de rede, localizado na mesma tela de configurações avançadas de rede.
Na janela que abrir, clique com o botão direito em Ethernet e de seguida clica em Propriedades;
De seguida clique em Configurar;
Na janela que se abrir, vá para o separador Avançadas. Na lista, procure por “Speed & Duplex” – ou – “Velocidade & Duplex”. Ao lado, clique na seta para ver as opções disponíveis. Se no seu computador aparecer a opção 1.0 Gbps Full Duplex, significa que a sua placa de rede tem a tecnologia Gigabit e é capaz de fornecer velocidades acima de 100 Mbps.
Algumas coisas podem limitar a sua internet além da placa de rede.
- O equipamento fornecido pela operadora pode ter apenas uma porta Gigabit, e o computador pode estar conectado na porta errada.
Às vezes, o equipamento fornecido pela operadora tem apenas uma porta Gigabit, geralmente a porta 1, e a pessoa pode não estar ciente disso e conectar o cabo de rede em outra porta, o que pode limitar a velocidade da internet. Se a sua velocidade estiver limitada, verifique as portas do equipamento.
- O cabo pode não ser compatível com a velocidade contratada. Existem três tipos de cabos: CAT 5, CAT 5E e CAT 6.
O CAT 5 tem uma limitação de até 100 Mbps e sofre bastante interferência externa. O CAT 5E é mais moderno que o CAT 5, pode fornecer até 1000 Mbps e tem menos interferência externa. O CAT 6 é o mais moderno e pode fornecer até 10 Gb de internet em uma distância de até 50 metros.
- A operadora pode não estar entregando a velocidade contratada.
Se tudo estiver correto com a sua placa de rede, modem e cabo, é possível que a sua operadora não esteja entregando a velocidade que você contratou.