VPN significa “rede privada virtual” e é um serviço que protege a sua ligação à Internet e a privacidade online. As VPN criam um túnel encriptado para os seus dados, protegem a sua identidade online, ocultando o seu endereço IP, e permitem-lhe utilizar hotspots públicos de Wi-Fi com segurança.
Benefícios da VPN
A utilização de aplicações VPN torna a sua vida digital mais segura, fácil e tranquila. Permite ter:
1 – Privacidade online
Alterar o seu endereço IP, ocultar o seu local virtual e encriptar a sua ligação permitem-lhe aumentar o seu anonimato online.
2 – Segurança digital
Uma VPN protege contra ameaças cibernéticas, como ataques man-in-the-middle, análise de pacotes e redes Wi-Fi perigosas.
3 – Internet aberta
Com uma VPN, pode evitar a censura e restrições online e desfrutar de uma Internet livre e aberta.
4 – Partilha de dados segura
Partilhe ficheiros de forma segura em casa ou no trabalho – uma VPN encripta a sua ligação para que nenhum bisbilhoteiro possa ver que dados está a transferir.
Por que precisa de uma VPN?
1 – Ao utilizar uma rede Wi-Fi pública
A VPN é utilizada para proteger a sua ligação em redes Wi-Fi públicas, para que possa navegar com total privacidade. Os hackers têm muitos métodos para roubar os seus dados em hotspots públicos, mas com uma VPN o seu tráfego online é invisível para eles.
2 – Enquanto viaja
Se deseja aceder aos conteúdos que tem em casa enquanto estiver em viagem pelo mundo, uma VPN pode ajudar. Instale a NordVPN no seu dispositivo para nunca perder as publicações dos seus amigos nas redes sociais.
3 – Enquanto navega
Agências governamentais, profissionais de marketing e fornecedores de serviços de Internet adorariam rastrear e recolher o seu histórico de navegação, mensagens e outros dados privados. A melhor maneira de os ocultar? Usar uma VPN para guardar os seus dados para si.
4 – Enquanto joga
Gosta de gaming online? Pode esquecer os ataques DDoS e a limitação de largura de banda com a NordVPN. Utilize a nossa funcionalidade Meshnet para configurar festas LAN virtuais e seguras com os seus amigos.
5 – Enquanto compra
Evite preços direcionados, sites falsos e ataques de isca e troca com uma VPN. Compre com segurança, sabendo que os dados do seu cartão de crédito estão seguros contra bisbilhoteiros, mesmo em redes públicas.
6 – Enquanto faz streaming
Assista aos seus programas de televisão preferidos sem atrasos. A NordVPN pode salvar a sua noite de cinema ao impedir que o seu ISP limite a sua ligação
O que faz uma VPN?
Uma VPN reencaminha o seu tráfego através de um servidor remoto, encriptando-o no processo. Normalmente, quando tenta aceder a um site, o seu ISP (Internet Service Provider) recebe o pedido e redireciona-o para o seu destino. Mas quando se liga a uma VPN, esta redireciona o seu tráfego de Internet através de um servidor remoto antes de o enviar para o seu destino.
Em primeiro lugar, uma VPN esconde os seus dados dos bisbilhoteiros – a encriptação é importante quando quer proteger o seu tráfego na Internet e minimizar a sua pegada online. Desta forma, o seu fornecedor de serviços de Internet não poderá vender todo o seu histórico de navegação pela melhor oferta.
O seu IP (e, portanto, o seu local virtual) também está oculto e obtém um novo que pertence ao servidor VPN ao qual está ligado. Isto garante uma segurança extra e aumenta significativamente a sua privacidade online – ninguém sabe de que cidade ou país está a navegar.
Estas são funcionalidades comuns das VPN, mas a NordVPN tem objetivos maiores. Queremos proteger não só os seus dados, mas também os seus dispositivos. É por isso que desenvolvemos a funcionalidade de Proteção Contra Ameaças para manter os seus dispositivos protegidos contra os riscos comuns da Internet: malware em ficheiros transferidos, localizadores web, anúncios apelativos e ligações maliciosas. Não precisa de se ligar a um servidor VPN para a utilizar. Basta ativá-la e protegerá o seu dispositivo 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Como funciona uma VPN?
A VPN funciona através da criação de uma ligação encriptada segura entre o seu dispositivo e o servidor remoto, para que os seus dados possam viajar em segredo. Vale a pena descobrir como funciona uma VPN para que possa aproveitar todo o seu potencial. Veja o que acontece nos bastidores:
- Quando se liga a um serviço de rede privada virtual, este autentica o seu cliente com um servidor VPN.
- O servidor aplica depois um protocolo de encriptação a todos os dados que envia e recebe.
- O serviço VPN cria um “túnel” encriptado através da Internet. Isso protege os dados que circulam entre si e o seu destino.
- Para garantir que cada pacote de dados permanece seguro, uma VPN envolve-os num pacote exterior, que depois é encriptado através de encapsulamento. Esse é o elemento central do túnel VPN, mantendo os dados seguros durante a transferência.
- Quando os dados chegam ao servidor, o pacote externo é removido através de um processo de desencriptação.
Como funcionam os servidores VPN?
Depois de estabelecido o túnel VPN, o seu dispositivo envia informações encriptadas (como o site que deseja visitar) para o servidor VPN. O servidor desencripta e encaminha as informações para o servidor web designado. Também oculta o seu endereço IP verdadeiro antes de enviar os dados. Em vez disso, parecerá ter o endereço IP do servidor VPN a que está ligado.
Quando o servidor web responde, o servidor VPN encripta os dados e envia-os para si através do seu ISP. O seu cliente VPN desencriptará os dados quando chegarem ao seu dispositivo.
O túnel VPN começa com a autenticação do seu cliente – um computador, smartphone ou tablet – num servidor VPN. O servidor usa depois um dos vários protocolos de encriptação existentes para garantir que ninguém consegue monitorizar as informações transferidas entre si e o seu destino online.
Aqui, é preciso lembrar que antes de serem enviados e recebidos através da Internet, todos os dados precisam primeiro de ser divididos em pacotes. Para garantir que cada pacote de dados permanece seguro, um serviço de VPN envolve-os num pacote exterior, que depois é encriptado através de um processo designado encapsulamento.
Este pacote externo mantém os dados seguros durante a transferência e é o elemento central do túnel VPN. Quando os dados chegam ao servidor VPN, o pacote externo é removido para aceder aos dados incluídos, o que requer um processo de desencriptação.
O que devo procurar ao escolher uma VPN?
Velocidade, segurança e privacidade
As pessoas recorrem a uma VPN por motivos diferentes e, seja qual for o seu, o nosso conselho é que faça três perguntas antes de escolher um fornecedor. Qual é a velocidade? Vai manter os meus dados seguros? E vai respeitar a minha privacidade? É óbvio que vai querer que as suas ligações sejam seguras e que os seus dados permaneçam privados.
Mas vai conseguir ter tudo isso sem perder a velocidade? É esse o segredo. Quando escolher um serviço VPN, certifique-se de que não existem compromissos. Não adianta ter encriptação inviolável se cada site demorar demasiado tempo a carregar.
Paga vs. grátis
O preço da VPN é um dos fatores mais importantes. Se surgir uma opção grátis de qualquer serviço, as pessoas ficam imediatamente interessadas. Mas quando se trata de VPN grátis, o melhor é manter a distância. Se está à procura de velocidade, segurança e privacidade, com uma VPN grátis é pouco provável que consiga obter algum desses requisitos.
Este tipo de fornecedores raramente investe na sua rede de servidores e, por isso, as suas ligações VPN podem ser instáveis e pode divulgar os endereços de IP dos utilizadores. Além disso, têm de obter receitas de algum lado. Em alguns casos, podem recorrer à venda dos dados dos seus utilizadores. Portanto, em vez de procurar a opção mais barata, tente encontrar um fornecedor de VPN em que possa confiar.
Configurar uma ligação VPN
Existem algumas formas diferentes de configurar a sua conta NordVPN. Tenha uma ligação encriptada onde quer que vá, junte-se à tendência de proteção VPN:
1- Use aplicações VPN
A NordVPN oferece aplicações para todas as principais plataformas. Não importa se usa um Mac, um tablet Android ou um portátil com Windows. Acreditamos firmemente que as pessoas não devem ter dificuldades em proteger a sua rede doméstica e os seus dispositivos móveis e por isso as nossas aplicações são extremamente fáceis de utilizar.
2 – Configure-a por si mesmo
Se sabe o que está a fazer, configurar a sua VPN da forma que pretende também é uma opção. Lembre-se que a configuração manual demora mais tempo e os erros são mais frequentes. Não se preocupe, porque se precisar de ajuda, encontrará tutoriais detalhados no nosso Centro de Ajuda.
3 – Instale-a no seu router
Instale a NordVPN no seu router Wi-Fi e todos os dispositivos ligados ao router serão protegidos por encriptação à prova de bala. O processo pode parecer um pouco complicado para iniciantes, mas depois de terminar, pode desfrutar de uma ligação à Internet segura sem interrupções.