Embora estejam se tornando cada vez mais caros, os smartphones de alta qualidade continuam sendo vendidos em grande quantidade, liderados pela Apple e seguidos pela Samsung. O domínio da Apple é tão grande que ela responde por mais da metade das vendas de smartphones premium em todo o mercado.
As vendas globais de smartphones premium cresceram 1% em 2022, apesar da queda geral de 12% no mercado de smartphones, impulsionando o segmento de preços a contribuir com 55% da receita total pela primeira vez.
Vendas da Apple no mercado premium crescem 6% e atingem três quartos do total de vendas no segmento, apesar da interrupção no fornecimento do iPhone 14 Pro e Pro Max durante as férias de 2022.
A Samsung ficou em segundo lugar, com uma queda de 5% nas vendas em relação ao ano anterior em 2022, devido à sua fraca presença em alguns mercados. O lançamento do Galaxy S22 ocorreu muito depois do S21 em 2021. Apesar disso, a empresa tem registrado um crescimento positivo com os smartphones dobráveis.
O iOS supera o Android em penetração de sistemas operacionais no segmento premium, com três quartos de todas as vendas de smartphones. Apesar disso, o mercado premium continua sendo o segmento mais importante, devido à sua participação na receita e à trajetória de crescimento consistente.
Prevê-se que o Android experimente uma nova onda de crescimento em 2023, com o lançamento de mais dispositivos dobráveis no segmento premium por outras marcas. Os smartphones dobráveis já existentes na China devem expandir-se para mercados fora do país, proporcionando uma alavancagem ainda maior.
Com este panorama, fica evidente que a Apple domina completamente o mercado de smartphones premium, que tem crescido e representa mais de metade das vendas totais. Em 2023, é esperada uma expansão, o que levará a um aumento das vendas e a um maior domínio por parte da empresa.