Já te aconteceu ligar o teu PC e ele ficar super lento, quase como se estivesse a correr em câmara lenta? Vais ao Gestor de Tarefas e… pumba! Disco a 100%! E o culpado? Um tal de Antimalware Service Executable. Se estás a passar por isto, estás no sítio certo. Vamos conversar sobre o que é, porque acontece e, claro, como resolver este problema de uma vez por todas.
O que é o Antimalware Service Executable?
Este nome pomposo refere-se a um processo do Windows Defender, o antivírus nativo do Windows 11. Ele é responsável por proteger o teu sistema contra vírus, malware e outras ameaças digitais. Até aqui tudo bem, certo?
O problema é que, em alguns casos, este processo começa a usar recursos exageradamente, especialmente o disco. Isso pode deixar o teu computador lento como uma tartaruga com sono.
Porque é que o Disco chega aos 100%?
Há várias razões pelas quais este processo pode estar a consumir o disco ao máximo:
Verificações de segurança em segundo plano (scans em tempo real);
Atualizações ou agendamentos mal otimizados do Windows Defender;
Conflitos de software com outros antivírus;
Ou até problemas no disco ou na RAM.
Como resolver o problema? (Guia passo a passo)
Agora sim, vamos ao que interessa! Aqui tens várias soluções eficazes que te podem ajudar a baixar o uso do disco.
1. Reprogramar os Scans do Windows Defender
O Windows Defender pode estar a correr scans em momentos inoportunos.
Como fazer:
Pressiona
Windows + R
, escrevetaskschd.msc
e carrega em Enter;Vai a
Biblioteca do Programador de Tarefas > Microsoft > Windows > Windows Defender
;Clica com o botão direito em Windows Defender Scheduled Scan > Propriedades;
Em Geral, desmarca Executar com os privilégios Máximos;
Em Condições, desmarca todas as opções.
2. Excluir o MsMpEng.exe da Verificação
Sim, parece estranho excluir o próprio antivírus da verificação… mas acredita, ajuda!
Passos:
Vai a Definições > Privacidade e segurança > Segurança do Windows > Proteção contra vírus e ameaças;
Clica em Gerir definições e depois em Adicionar ou remover exclusões;
Adiciona o ficheiro
MsMpEng.exe
(fica emC:\Program Files\Windows Defender
).
3. Atualiza os Drivers
Drivers antigos ou corrompidos podem piorar tudo!
Abre o Gestor de Dispositivos;
Atualiza os drivers principais, como o do disco rígido e chipset;
Reinicia o PC e verifica se o problema persiste.
4. Faz uma verificação ao disco e à memória
Para o disco:
Abre o Prompt de Comando (Admin) e escreve:
chkdsk /f /r
Reinicia o PC.
Para a memória RAM:
Pressiona
Windows + R
, escrevemdsched.exe
e segue as instruções.
5. Desativar temporariamente a proteção em tempo real
Podes testar se o problema está mesmo na proteção em tempo real. Mas atenção: não deixes isto desligado por muito tempo!
Vai à Segurança do Windows > Proteção contra vírus e ameaças;
Desativa a opção de Proteção em tempo real.
Se vires uma melhoria imediata, já sabes quem é o culpado. Mas volta a ativar depois.
Considera outro antivírus
Se o Windows Defender estiver sempre a causar problemas, pondera usar um antivírus alternativo (como o Bitdefender ou Kaspersky). São leves e muito eficazes.