O Windows 7 ainda tem presença forte no mercado, mesmo após o fim do suporte da Microsoft. No entanto, agora a Steam, plataforma de jogos, anunciou que deixará de suportar o sistema operativo da Microsoft, juntamente com outros.
As grandes empresas de software têm abandonado constantemente as versões mais antigas do sistema operativo da Microsoft. O Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 deixam de receber atualizações e as apps deixam de funcionar corretamente.
A Steam anunciou que irá encerrar o suporte para três sistemas da Microsoft – Windows 7, 8 e 8.1 – em 1º de janeiro de 2024. Como outras empresas de software, a Steam tem abandonado versões antigas do sistema operacional, o que pode resultar na perda de atualizações importantes para o funcionamento ideal das aplicações.
“A partir de 1º de janeiro de 2024, o Steam deixará oficialmente de oferecer suporte aos sistemas operacionais Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Após essa data, o Steam Client não funcionará mais nessas versões do Windows. Para continuar executando o Steam e quaisquer jogos ou outros produtos adquiridos através do Steam, os usuários precisarão atualizar para uma versão mais recente do Windows.”
A Steam explicou a razão para o fim do suporte ao Windows 7, afirmando que é devido aos principais recursos da plataforma dependerem de uma versão do Google Chrome que não funciona em versões mais antigas do Windows.
Ainda justificou que além da dependência de software externo que já era esperada, há outra razão para o fim do suporte ao Windows 7 e restantes sistemas antigos da Microsoft. As próximas versões da plataforma de jogos vão exigir recursos e atualizações de segurança presentes apenas no Windows 10 e nas versões mais recentes.
A recomendação da Steam é igual à que já vimos surgir de muitas outras empresas que estão a abandonar o Windows 7. Este sistema perdeu o suporte da Microsoft e como tal está exposto a falhas e problemas de segurança que o podem afetar e aos seus utilizadores.
Assim, deve ser feita a atualização para uma versão mais recente, abandonando o Windows 7 como o Windows 8 ou o Windows 8.1. Os sistemas mais recentes garantem a segurança e a proteção necessária e são assim suportados pela Steam e muitas outras empresas e as suas aplicações.