A Microsoft tem mudado o seu sistema operativo atual ao longo dos anos como se este estivesse para durar. Contudo, surge (novamente) a possibilidade de uma nova versão, o Windows 12. Apesar da empresa negar, apareceu agora outra evidência através da Intel.
Fugas de informação de fontes que geralmente estão bem colocadas permitem conhecer melhor os planos da Intel para a plataforma Meteor Lake, que está a ser desenvolvida com suporte para Windows 12. Os detalhes surgem pelo leaker @leaf_hobby, que revelou os pormenores completos dos chips Intel Xeon antes do lançamento. A Meteor Lake deve conter 20 faixas PCIe Gen5, destaca o VideoCardz.
A Microsoft, por sua vez, não confirma quaisquer planos sobre o Windows 12, embora já haja indícios sobre o que pretende fazer. “À medida de que desenvolvemos as futuras versões do Windows, pensamos sobre outros locais onde a IA deva ter um papel natural enquanto parte da experiência”, explicou o responsável de marketing Yusuf Mehdi.
Os comentários de Mehdi refletem-se na integração do novo Bing com IA na barra de tarefas e das diversas alterações que a Microsoft trouxe na mais recente atualização do Windows 11. Recorde-se que já o responsável Panos Panay afirmou na CES este ano que “a IA vai reinventar tudo o que fazemos no Windows” e que a IA “vai ter um potencial impacto profundo na forma como usamos o computador”, lembra o The Verge.
Para tornar esta visão realidade, a Microsoft deve ter de trabalhar de forma mais próxima com os fabricantes de hardware, como a AMD ou a Intel, para obter chips que sejam capazes de lidar com as cargas de trabalho relacionadas com a IA.
Com a AMD, os recentes chips mobile Ryzen 7000 são alegadamente os primeiros x86 a ter um motor de IA dedicado que suporta o Windows Studio Effects, deixando claro que a AMD e a Microsoft estão já a preparar caminho para trazer IA para os portáteis Windows.
A Intel, com o Meteor Lake previsto para 2024, deve também acompanhar a tendência: este será o primeiro a ter um design chiplet, com componentes separados para os núcleos de CPU, gráficos integrados e input/output.