É a primeira vez que a empresa estabelece por escrito o prazo de garantia de atualizações para um iPhone. No Android, a Samsung e a Google já estão bastante à frente e têm vindo a aumentar o tempo de garantia, que já chega aos sete anos.
Demorou mais tempo do que outras empresas a fornecer detalhes, mas a Apple acabou por anunciar que vai assegurar atualizações de segurança dos seus dispositivos durante cinco anos. É a primeira vez que a Apple se compromete com um período mínimo de suporte ao software.
Esta tomada de posição da Apple surge na sequência dos novos regulamentos de segurança de produtos e infraestruturas de telecomunicações (PSTI na sigla em inglês), que obrigam as empresas a cumprir determinados requisitos de segurança nos seus produtos com acesso à Internet.
Este regime de segurança dos produtos conectáveis de consumo produz efeitos desde 29 de abril de 2024. Com as novas regras no Reino Unido, as empresas são mesmo obrigadas a definir um período mínimo de suporte, fornecendo para isso atualizações de segurança aos produtos adquiridos.
Segundo o novo regime, uma “atualização de segurança” é uma “atualização de software que protege ou melhora a segurança de um produto, incluindo uma atualização de software que aborda problemas de segurança descobertos ou comunicados ao fabricante”. Sendo os iPhones dispositivos com acesso à Internet, a Apple tem de cumprir o regulamento PSTI do Reino Unido.
Um smartphone topo de gama pode custar mais de 1.000 euros e, por isso, é fundamental considerar até quando os dispositivos têm suporte e atualizações. A maioria das marcas já explica detalhadamente por quanto tempo estará esse suporte disponível.
A Apple já apresentou um registo regulamentar para o iPhone 15 Pro Max com um período de suporte mínimo de cinco anos a partir da data do primeiro fornecimento, que foi 22 de setembro de 2023, data do lançamento da série iPhone 15.
A empresa habitualmente não é clara quanto ao suporte ao software dos seus iPhones. Contudo, desta vez, segundo o MacRumors, está por escrito, mas a Apple fornece as atualizações de segurança mais recentes aos dispositivos mais antigos durante um período superior aos cinco anos agora indicados.
Por exemplo, em março deste ano, a Apple lançou uma atualização de segurança para vários modelos mais antigos, “incluindo para o iPhone 6s, que foi lançado em setembro de 2015, ou seja, há nove anos”. Em novembro de 2020, a Apple lançou uma atualização para corrigir os principais problemas de segurança do iPhone 5S, sete anos depois do seu lançamento em 2013.
No entanto, tanto a Samsung como a Google garantem sete anos de atualizações de segurança, além das atualizações do sistema operativo Android, mais dois anos do que a Apple anunciou agora.